COMO IDENTIFICAR O PÚBLICO ALVO DE SUA ACADEMIA

Tempo de leitura: 5 minutos

Parece até papo de marqueteiro, mas tem muita administração de empresa aí nesse assunto hein? Se você é dono de academia, dojô ou mesmo organiza treinos intensivos ao estilo crossfit, precisa traçar o seu público alvo, para que saiba melhor onde investir e como obter o melhor retorno de seu negócio.
Ter uma academia é ter um negócio como qualquer outro, e para vender bem em qualquer empresa, você deve saber para quem você está vendendo, definindo então o seu sucesso a curto, médio e longo prazo.

 

Sendo assim, a definição do seu público alvo precisa ser encarada como um fator primordial para a sua academia, senão vejamos:

 

Você funda a Centro de Treinamento, uma academia voltada para artes marciais, superequipada, um paraíso de qualquer lutador… mas, não recebe muito retorno, e quando recebe, percebe ser de um público bem específico: mulheres de meia idade que procuram fazer um exercício. Seu retorno está fadado a se limitar, caso não abra os olhos e perceba que a sua área é voltada principalmente para esse público.

 

Basicamente, se você deseja ser bem sucedido no mercado, precisa saber em quem focar as estratégias do seu negócio, usando para isso a devida adequação de seu Marketing, nos meios que a sua persona (consumidor mais provável) leia e se atraia pelo seu conteúdo.

 

MEIOS FÁCEIS DE DEFINIR PÚBLICO ALVO

 

Quando nos deparamos com essa questão, uma das respostas mais rápidas é: suas redes sociais. Sim, se sua academia possui redes sociais, esse é um dos meios mais rápidos de saber a idade de seu público, o sexo e os interesses.

 

Através de um rápido login em plataformas como o MLabs, você será capaz de ver um gráfico bem detalhado dos seus seguidores, dando o primeiro passo rumo ao conhecimento de seu público consumidor.

 

Uma dica muito importante que vale a pena ser dada aqui é que, nesse processo, você precisa entender com o máximo de detalhes para quais nichos de empresa você pretende vender.

 

Quanto mais abrangente for o mercado, tal qual bem sabemos ser o de Artes Marciais, que inclui desde garotos aspirantes a lutador, até mulheres que desejam se exercitar e fugir do clichê da academia, mais cara será essa operação de definir o seu público alvo.

 

A PESQUISA É A ALMA DA COISA

 

Assim como diria um professor de práticas de pesquisa em sua universidade, pesquisar bem o mercado onde você atua é o mais importante passo dessa caminhada, quanto mais detalhes, melhor.

 

  • Sua região tem muitos imóveis residenciais ou comerciais?
  • Os prédios são novos ou antigos?
  • Qual a faixa etária predominante?
  • E a renda?
  • Aí moram mais pessoas solteiras ou casadas? (zona universitária ou residencial propriamente dita)

 

Depois disso, crie grupo de segmentação, em nível de conhecimento e interesse nas artes marciais, por exemplo, características de idade, renda e afins. Isso te ajudará a definir promoções, aulas que você pode oferecer, a linguagem visual e linguística que deve usar, até mesmo seu horário de funcionamento.

 

Um bom exemplo disso é que, se seu público é, em sua maior parte, universitário, seus horários devem ser mais dilatados, a fim de receber os seus alunos depois das aulas noturnas, por exemplo. Já, se seu público for de meia idade, você pode ter um maior foco no período da tarde, por exemplo.

 

PARABÉNS, VOCÊ DEFINIU A PERSONA

 

Sim, aquele termo técnico que talvez seu profissional de marketing falou com você: você acaba de definir sua persona. É até um pouco diferente de público-alvo, pelo fato de ser ainda mais específico que o primeiro. Enquanto o público-alvo é amplo, não se refere a ninguém específico, não possui hábitos ou coisas do gênero, a persona tem idade, gênero e por vezes até um nome fictício para te ajudar a entrar no personagem.

 

Claro que suas obrigações não param por aí, já que agora, com um perfil feito, você precisa definir sua estratégia: como fazer essa pessoa se inscrever nas aulas de sua academia? Como fideliza-la?

 

Por meio de comunicação efetiva, levando em conta sempre o grau de retorno de cada etapa, sendo isso através de promoções nas redes sociais, por flyers, ou mesmo ofertas que são personalizadas à um público personalizado.

 

Monte seus preços em cima das pessoas e de acordo com o que elas querem, oferecendo camisetas, suplementos (se for o caso), shakeiras, sorteios de roupas de academia, entre outras técnicas que te ajudarão no retorno de sua academia.

 

SE FORTALEÇA NO MERCADO

 

Com uma maior presença no mercado especializado, você poderá ter uma ainda maior renda. A especialização cria um mercado muito mais fiel, ao invés de um mercado vasto, entretanto, diluído e instável.

 

Então, aja antes que sua concorrência e comece a estudar seu público. Se você tiver alguma dica que possa ajudar os leitores deste blog, fique à vontade para deixar isso aqui nos comentários, divulgando seu conhecimento e melhorando os negócios de outros empresários!

 

Comenta aqui abaixo o que você pensou sobre o tema e a forma que foi exposto, para que eu possa desenvolver conteúdos de acordo com suas necessidades.

 

Abraços e até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *