O que é Coaching

Tempo de leitura: 11 minutos

Uma técnica muito difundida atualmente, principalmente na área empresarial, é o Coaching.

Com a promessa de despertar um potencial latente nas pessoas, o Coaching vem sendo utilizado por profissionais capacitados, que utilizam as técnicas para ajudar as pessoas a atingirem esse potencial.

Mas afinal, o que é Coaching?

Neste artigo, darei a você uma introdução sobre que é o Coaching, como funciona, e por que passar por um processo como esse.

Espero que goste!

 

O que é Coaching

Coaching é um processo pelo qual o coach ajuda o coachee a alcançar um determinado objetivo, ou desenvolver seu potencial em alguma área específica.

Este processo tem início, meio e fim, e tem como produto final a melhora do desempenho.

O coach é o profissional que, com o uso de técnicas e ferramentas, algumas delas trazidas da área de gestão e psicologia, aplica o processo de Coaching.

Por sua vez, o coachee é o cliente, a pessoa que passa pelo processo.

O Coaching basicamente se divide em:

  • Coaching Pessoal e Profissional; e
  • Business Coaching.

O objetivo dos dois tipos de processo é o mesmo. O que difere um de outro são algumas ferramentas, que são mais específicas para cada público.

Conheça um pouco mais sobre cada uma delas!

 

O Coaching Pessoal e Profissional

Também conhecido como Life Coaching, esta técnica trata de questões pessoais. Vai desde as abordagens mais abrangentes, como o Coaching Integral, até as mais específicas, como o Coaching Esportivo.

Vamos conhecer algumas delas.

 

Coaching Familiar

O coach familiar, como o próprio nome diz, trata de questões da vida familiar do coachee.

Muitas das crenças pessoais nascem do convívio familiar, e algumas delas podem fazer com que você não consiga alcançar o resultado esperado em alguma atividade.

Neste contexto, o coach atua na mudança comportamental no ambiente familiar, e o objetivo mais comum de quem procura este tipo de especialista é o reestabelecimento da harmonia, por meio da melhora na comunicação e cooperação.

 

Coaching Esportivo

Este coach atua no segmento esportivo, auxiliando atletas, equipes, técnicos, treinadores e dirigentes a melhorarem seu desempenho no esporte.

Como geralmente atletas possuem um calendário competitivo fixo, este trabalho se torna um pouco mais objetivo do que nas outras especializações, pelo fato de já haverem, na maioria das vezes, objetivos claros por parte do coachee.

 

Coaching de Relacionamentos

As pessoas que procuram o Coaching de Relacionamentos buscam identificar quais atitudes podem estar atrapalhando o convívio com seu parceiro, e, através desta conscientização, encontrar estratégias a melhora no relacionamento.

Não deve ser confundido com aconselhamento amoroso, pois no Coaching de Relacionamentos, o importante é identificar qual é a realidade de seu relacionamento especificamente, buscando soluções para o seu caso especificamente.

 

Coaching de Emagrecimento

Como o próprio nome já diz, o Coaching de Emagrecimento é uma estratégia utilizada por quem busca perder peso com saúde.

Este coach é, ou pelo menos deveria ser, habilitado a trabalhar de uma forma integrada com outros profissionais, como educadores físicos, nutricionistas e psicólogos, com o objetivo de ajudar seu coachee a alcançar o objetivo de emagrecer.

 

Coaching Integral

É o Life Coaching propriamente dito, e quem o procura, visa uma melhora em vários aspectos de sua vida, desde vida social, passando por vida familiar, financeira, profissional, até autoimagem e autoconceito.

Assim, o coach e o coachee estabelecem uma parceria que visa o desenvolvimento da pessoa como um todo.

 

Coaching de Inteligência Emocional

Pode ser uma ótima ferramenta para aquela pessoa que deseja melhorar seus relacionamentos, assim como desenvolver a autoconfiança e aprender a encarar desafios.

Através disso, o coachee encontrará melhora tanto em sua vida pessoal quanto na profissional, já que aprenderá a lidar com situações que lhe causam desconforto, como por exemplo tomar decisões difíceis e o ato de falar em público.

 

Coaching Financeiro

O Coaching Financeiro visa ajudar o coachee a equilibrar suas finanças, para que alcance um estado de liberdade financeira. Serve tanto para pessoas que se encontram endividados, quanto para quem tem a situação financeira equilibrada, mas não consegue fazer uma reserva do que ganha mensalmente.

Através do planejamento e de metas de como o dinheiro será utilizado, o coachee aprenderá a poupar para conseguir realizar objetivos, que vão desde a compra de um carro a viver de renda.

 

Apesar das ferramentas específicas para cada especialização, a forma como é feita o trabalho de Coaching em cada uma delas não difere muito uma da outra.

Vamos conhecer um pouco agora sobre o Business Coaching!

O Business Coaching

Voltado para o desenvolvimento de competências na área de negócios, o Business Coaching tem como objetivo a melhora da performance aplicada ao ambiente corporativo.

Quem procura este tipo de abordagem geralmente busca um melhor desempenho profissional, ou de seu negócio.

Vejamos agora algumas especializações do Business Coaching!

 

Coaching Corporativo

Com o objetivo de melhorar o desempenho de uma organização, o processo de Coaching Corporativo tem início com a alta gerência da empresa, para que se determinem quais são as metas prioritárias a serem trabalhadas.

Nas sessões, é estabelecido o plano estratégico, que é repassado para os setores da empresa onde serão feitas as mudanças necessárias para o aumento da performance.

Cada setor vai participar ativamente do processo, elaborando um plano tático para que os objetivos sejam alcançados.

 

Coaching Executivo

Com o objetivo de ajudar o executivo a adquirir as habilidades necessárias para impulsionar a sua carreira, o Coaching Executivo é um serviço que pode ser contratado tanto pelo próprio executivo quanto pela empresa que deseja desenvolver seu funcionário.

É importante que a empresa se certifique de que seu funcionário esteja comprometido com o processo, pois o resultado dependerá do empenho do mesmo.

Caso não haja este comprometimento, a empresa corre o risco de estar fazendo um investimento que não irá gerar os resultados esperados.

 

Coaching de Negócios

É um processo muito semelhante ao Coaching Corporativo. A principal diferença é que, neste processo, geralmente apenas os responsáveis pela gestão do negócio estarão envolvidos.

O objetivo, como no Coaching Corporativo, é o estabelecimento de metas e objetivos, que tenham como consequência a melhora do desempenho da empresa.

 

Coaching de Carreira

Pode ser tanto contratado por uma empresa com o intuito de desenvolver seus colaboradores quanto por alguém que esteja à de sua vocação, ou esteja precisando descobrir qual caminho profissional seguir.

Muito útil para quem deseja desenvolver habilidades profissionais exigidas em algum cargo específico.

Para aqueles que estão indecisos sobre qual caminho profissional seguir, o Coaching de Carreira também pode ser uma boa ferramenta.

 

A origem do Coaching

O primeiro “coach” de que se tem notícia é o filósofo grego Sócrates. Ele se utilizava da heurística, que é o processo pedagógico que leva o aluno aprender algo por si só, através de questionamentos e da reflexão.

Hoje a heurística se tornou um processo que visa encontrar soluções de forma ágil, sendo utilizada principalmente por profissionais da área da computação.

A palavra inglesa coach significa treinador, sendo empregada principalmente na área esportiva. Porém, origem da palavra de língua inglesa parece derivar de Kocs, uma cidade da Hungria famosa por construir carruagens.

Assim como o condutor de uma carruagem, o professor é aquele que guia o aluno em direção ao conhecimento. Por isso, alunos universitários ingleses do século XIX começaram a utilizar a palavra coach como gíria, se referindo aos professores.

Mais tarde, o termo passa a ser muito utilizado no meio esportivo, onde remete à figura do treinador. Porém, podemos observar que no esporte, o papel do coach (treinador) é mais diretivo. Ele dá as ordens e o atleta, ou o time, a executa, o que é o oposto do trabalho de Coaching, onde o principal é estimular a reflexão no coachee.

Entre 1950 e 1979, executivos começaram a utilizar técnicas psicológicas e de desenvolvimento organizacional com os executivos, o que seria o embrião do Business Coaching.

A técnica foi se tornando profissional a partir de 1980, quando este tipo de serviço passou a ser oferecido de forma mais padronizada.

De 1995 para cá, passaram a surgir associações mundiais de Coaching, assim como publicações e encontros profissionais na área.

 

O processo de Coaching

De forma simplificada, Coaching é um processo pelo qual uma pessoa passa para chegar do ponto A ao ponto B. Com auxilio do coach, o coachee passa pelo processo para sair do estado atual em busca do estado desejado.

A responsabilidade maior pelo resultado do processo é do coachee, pois ele precisa estar totalmente comprometido para que o processo seja efetivo.

Isso não quer dizer que o coach não tem responsabilidade pelo sucesso do coachee. Um coach que não tenha habilidade para conduzir o processo não conseguirá extrair bons resultados de ninguém.

No processo de Coaching, é identificado qual é o estado em que a pessoa se encontra atualmente, comparando-o com o estado em que deseja se encontrar. Identifica-se as competências necessárias para atingir este estado, formulando uma estratégia que o ligue ao estado desejado, estabelecendo metas e objetivos a serem cumpridos.

 

Por que passar por um processo de Coaching

Se você quer alcançar um objetivo e tem dificuldade em formular uma estratégia que te ajude a alcança-la, o Coaching pode ser muito útil para você. Uma coisa que você deve prestar atenção é sobre a escolha do profissional.

Tem havido uma banalização do Coaching, com o surgimento de muitas escolas que prometem verdadeiros milagres para os alunos do curso, que se formam acreditando realmente que podem tudo, e muitas vezes cometendo atos que não condizem com a ética profissional do coach.

Um coach não é um terapeuta. Este é um serviço reservado aos profissionais de psicologia. A técnica de Coaching também não é uma mentoria, apesar de as duas técnicas poderem ser aplicadas pelo mesmo profissional.

Também não é uma consultoria, o método do Coaching visa estimular a reflexão no coachee para que ele mesmo encontre as respostas para seus questionamentos. Por isso, não irá encontrar respostas prontas no processo.

Se o seu intuito é aumentar seu desempenho, em qualquer que seja a área de sua vida, e está comprometido com o processo, o Coaching é para você.

 

Como se tornar um coach

Existem hoje muitas escolas de Coaching no mercado. O órgão mundial de Coaching mais respeitado é o ICF (International Coaching Federation). A entidade fornece acreditação àquelas escolas que ofereçam uma formação de qualidade, onde seja respeitado um código de ética e padrões profissionais.

O importante é que, antes de investir em uma formação de Coaching, que não é barata, você se informe sobre quem é o profissional que irá ministrar o curso.

A formação em Coaching não deve simplesmente despejar um monte de informações no aluno. Deve apresentar as ferramentas, ensinar como usá-las no momento certo e, principalmente desenvolver no aluno a escuta ativa, para que ele possa fazer as perguntas certas, que irão realmente ajudar seu coachee.

 

Conclusão

Como vimos, o Coaching pode ser uma ótima ferramenta para ajuda-lo a alcançar os mais diversos objetivos. Quando aplicado por um profissional sério, o processo é muito efetivo, trazendo excelentes resultados.

O fato de você passar por um processo de Coaching não exclui outra abordagem, dependendo de qual seja sua demanda. Pelo contrário, podem até por vezes trabalhar de forma integrada, o que acaba potencializando seus resultados.

Um exemplo é o caso do Coaching de Emagrecimento, que preferencialmente deve integrar profissionais de nutrição e educação física. Outro seria o Coaching de Carreira, onde um coach com experiência na área em que o coachee atua, pode integrar também o trabalho de mentoria.

Então é isso. Espero que este artigo tenha te ajudado a conhecer um pouco mais sobre o Coaching.

Se você gostou, compartilhe para que cada vez mais pessoas possam conhecer esta técnica maravilhosa.

Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *