Não é segredo para ninguém que eu sou investidor, e um dos meus ativos preferidos é o Bitcoin.
Apesar da volatilidade, considero o Bitcoin um dos ativos mais seguros para se investir.
Porém, não são todas as pessoas que possuem o controle emocional e o apetite ao risco necessários para entrar em investimentos de renda variável.
Afinal, para se tomar decisões de investimento, é necessário que estas tenham base na razão, e não na emoção.
Neste artigo, irei compartilhar como mantenho o controle emocional em situações de alta e de baixa bruscas. Confira!
O mundo dos investimentos
Investir é, definitivamente, para todos!
Basta que você tenha disposição para estudar e aprender a fazer o dinheiro trabalhar para você. É disso que se tratam os investimentos, não de se tornar rico.
Mas repare que utilizei as palavras estudar e aprender. Esses são os maiores investimentos que você pode fazer, pois serão uma constante em sua jornada como investidor.
Digo isso porque os momentos de euforia e de pessimismo são uma constante no mundo dos investimentos. Então, se você baseia suas decisões em notícias e dicas de pessoas empolgadas, mas que estão no mercado apenas pela emoção, lamento te informar, mas suas chances de perder dinheiro são altas.
O Bitcoin
O Bitcoin é uma criptomoeda criada por uma pessoa, ou um grupo de pessoas (não se sabe ao certo) sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, em outubro de 2008.
Desde então, sua valorização foi tremenda.
Para você ter uma ideia, em maio de 2010 ocorreu o “pizza day”, evento em que houve a primeira transação real em Bitcoin.
Nela, o programador Laszlo Hanyecz comprou duas pizzas pela bagatela de 10.000 bitcoins.
Nos dias de hoje, essa quantia de Bitcoins equivale a aproximadamente R$ 348,5 milhões. Uma boa valorização, não.
Porém, apesar de seus fundamentos e da sua valorização ao longo dos anos, investir em Bitcoin ainda é visto pela maioria das pessoas como algo arriscado.
Leia Também: 3 motivos para que você não conte seus planos para ninguém
Entrando no mercado
Antes de investir em Bitcoin, já tive experiência com vários outros ativos, tanto de renda fixa quanto de renda variável.
Isso me exigiu a dedicar parte do meu tempo nos estudos sobre cada classe de ativo, tanto no que diz respeito a suas peculiaridades específicas quanto a como funciona o ciclo de mercado em cada uma delas.
Assim, quando me deparei com a questão da blockchain, que traz transparência às operações realizadas em Bitcoin, quanto ao funcionamento dos ciclos de mercado da moeda, incluindo o halving periódico, passei a me interessar mais pela criptomoeda.
Então, me posicionei bem neste ciclo e fiz uma aplicação em um momento interessante, com um preço médio que me traz bastante tranquilidade.
Mas veja bem, antes deste primeiro aporte houve um longo período de estudos para saber onde eu estava me metendo. Consequentemente, as notícias constantes do mercado não me afetam tanto, pois confio na estratégia que adotei.
Leia Também: O que o livro “A Arte da Guerra” pode nos ensinar sobre vitória
Como manter a calma durante as altas e baixas do mercado
Acredito que, quando investimos em algo, não aportamos apenas dinheiro, mas tempo de vida.
Para conseguirmos juntar determinado montante, dedicamos tempo de vida em nosso trabalho. Por isso, acredito que esse tempo deva ser valorizado e respeitado.
Então, se você respeita o seu tempo, este mesmo que você deixou de dedicar a sua família, amigos e coisas que você mais gosta de fazer, você precisa estar muito bem preparado na hora de investir.
Quando você decide investir em algo que você não tem conhecimento, o mais importante investimento que pode fazer é em conhecimento.
Tenha paciência, veja como funciona este novo mercado, procure livros e vídeos de pessoas que já investem e entendem dele, para depois pensar em aportar seu dinheiro.
Lembre-se de que o investimento deve ser feito para que você construa riqueza e tenha uma vida mais tranquila que a atual.
Se você perde a paz em cada alta e baixa do mercado, você não está investindo corretamente.
Conclusão
Investir envolve riscos. Mas você pode evitá-los se preparando bem.
O que o mercado e as pessoas mais emocionais dizem sobre determinado ativo não importa tanto, se você tem uma estratégia e sabe o que está fazendo.
O mercado irá sempre ter seus altos e baixos, e isso você não controla.
Mas estar preparado para essas altas e baixas está sob seu controle. Portanto, estude o tempo que for necessário e evite fazer movimentações em momentos em que está todo mundo falando sobre o ativo de seu interesse, seja positiva ou negativamente.
Deixe um comentário