
Atualmente, para ter sucesso em qualquer área, é necessário que você tenha o mínimo de engajamento digital.
Se você é um empresário, precisará fazer com que as pessoas conheçam seus produtos. Caso seja um profissional autônomo, mostrar autoridade através das redes sociais é uma necessidade atual.
Para que seus produtos e serviços sejam reconhecidos pelo público como sendo de qualidade, você precisa se engajar com quem está interessado neles. Hoje em dia, já não dá mais para simplesmente colocar uma plaquinha em frente ao seu estabelecimento e esperar que os clientes venham.
Conexão gera confiança, e a partir do momento que seu possível cliente passa a confiar em você, se tornará um verdadeiro embaixador da sua marca.
Certo, mas o título diz que é possível conectar princípios das artes marciais a essa área. Será que é isso mesmo?
Sim, você não leu errado. Neste artigo irei mostrar como alguns princípios das artes marciais podem ser aplicados de forma que você crie sua comunidade online. Confira!
O que são comunidades online?
Pessoas com gostos e costumes parecidos costumam procurar conteúdo em comum, seja nas redes sociais, em blogs ou em qualquer que seja a plataforma.
Com isso, pessoas que produzem certo tipo de conteúdo que gere interesse em determinado grupo, passa a ser visto por ele como uma autoridade no assunto.
Assim nascem as comunidades. Pessoas dividem suas opiniões nas sessões de comentários, concordam, discordam e, principalmente, geram feedbacks sobre o assunto tratado, que pode ser utilizado pelo produtor do conteúdo.
Uma vez que a pessoa responsável por produzir o conteúdo passa a conhecer melhor as pessoas que o acompanham, conseguem criar materiais cada vez melhores e mais aprofundados para sua audiência.
Portanto, se você é especialista em algo, saiba que compartilhar conhecimento na internet é algo que te trará um retorno muito grande. Ter uma comunidade que confia no seu trabalho é algo que pode realmente mudar a sua vida, e é claro, de quem acompanha seu conteúdo.
A seguir, vejamos algumas qualidades desenvolvidas nas artes marciais que podem ser aplicadas a essa área.
Disciplina e consistência
Para se tornar um bom artista marcial, você precisa treinar com uma frequência adequada.
Treinar esporadicamente não trará resultado algum. E ter a disciplina e a consistência para alcançar o resultado almejado é para poucos. Não acredita? Entre em uma academia de artes marciais e compare o número de faixas-pretas ao de iniciantes. Garanto que a diferença será absurda.
O mesmo acontece com quem busca engajamento digital. Fazer uma postagem aqui, outra ali e culpar o algoritmo pelos baixos resultados não irá te levar a lugar algum.
Primeiramente, você precisa acreditar que o conteúdo que você compartilha é realmente importante. A partir daí, é necessário que você mantenha uma frequência adequada de postagens.
Isso exige que você tenha bastante disciplina e, se você não a tem, trate de desenvolvê-la.
Capacidade de adaptação
Em uma luta, muitas vezes ocorrem situações inesperadas, e que exigem uma capacidade de adaptação quase que instantânea.
Você pode levar um chute inesperado, ou fazer uma falta sem querer, ou simplesmente seu jogo de luta não casa com o do adversário, dentre várias coisas que podem ocorrer durante o combate.
Para que você consiga vencer, é necessário que você se adapte rapidamente para diminuir essa desvantagem, e conseguir aplicar seus pontos fortes.
No ambiente digital, é necessário que você esteja sempre de olho nos dados gerados em suas redes, descobrindo as preferências e comportamentos dos usuários, além, é claro, das atualizações ocorridas nos canais em que você trabalha.
Parece muito difícil, mas não é. Basta um pouco de estudo e manter a dedicação e a constância.
Respeito e senso de comunidade
Dentro de um dojô, prega-se o respeito a todos os que participam daquele grupo.
Encare sua comunidade como seu dojô. Respeite e pregue o respeito a opiniões diversas, porém, sempre mantendo o respeito entre os participantes.
Assim como ocorre em um dojo, seja rígido com quem falta com o respeito dentro da sua comunidade. Geralmente, “haters” não irão adquirir seu produto ou serviço, e estão lá apenas para criarem confusão.
Foco e precisão
Para ser um bom praticante de artes marciais, é necessário que você desenvolva bastante foco.
Você já deve ter presenciado um praticante avançado executando golpes com extrema precisão, certo? Aquilo só é possível porque, além de treinar por anos aqueles movimentos, ele está extremamente focado naquilo que ele está realizando.
O foco também é muito importante para você que quer criar ou aumentar o engajamento em sua comunidade. As estratégias são muitas e, se você procurar na internet, irá achar uma porção delas, uma melhor que a outra.
Mas, ao mudar o tempo inteiro de estratégia, o resultado será o contrário do esperado. Foque em uma estratégia até alcançar o resultado que deseja. Depois, se for o caso, acrescente outras.
Conclusão
Neste artigo você pôde ver que é possível conectar dois assuntos que, aparentemente, são desconexos.
Saiba que as artes marciais são muito mais que um conjunto de exercícios físicos, e que, uma vez desenvolvidas certas habilidades através do corpo, você pode aplicar a qualquer área.
E você, já iniciou a sua comunidade digital? Quais resultados você vem obtendo?
Deixe um comentário