Ouvir a um podcast diferente todos os dias passou a fazer parte da minha rotina de uns tempos para cá.
Quando adotei este hábito uns anos atrás, quando ainda morava no Japão, não imaginava o quão benéfico ele poderia se tornar.
Durante minhas longas caminhadas pela cidade de Yokohama, passando pelo estádio onde o Brasil foi campeão da Copa do Mundo de 2002, ouvia conversas interessantes entre algumas das pessoas mais importantes e influentes do Brasil.
Mas como, especificamente, o hábito de ouvir podcast beneficiou e beneficia até hoje? Como transformei um “passatempo” em uma ferramenta de estudos? É o que eu irei contar a você a seguir!
Como tudo começou
Como eu disse anteriormente, comecei a ouvir podcasts no período em que morei no Japão pela segunda e última vez (morei no Japão duas vezes, mas isso é assunto para outra oportunidade).
Já havia tido contato com este tipo de conteúdo antes de me mudar para lá (me mudei em 2019), mas nunca tive muito interesse. Conteúdo em áudio, para mim, tinha que ser música.
Na época, minha filha estava com 2 anos de idade, e ainda exigia uma atenção quase exclusiva da minha esposa. Com isso, minha esposa e eu tínhamos poucas oportunidades para termos conversas um pouco mais longas.
O fato de estarmos no Japão nesta época especificamente não ajudou muito. Estávamos atravessando a pandemia de COVID-19, então o contato entre as pessoas ficou bastante limitado.
Minha esposa ainda conseguia encontrar, vez ou outra, pessoas conhecidas dela, como amigos e parentes. Mas para eu encontrar os poucos amigos que tinha era um pouco mais complicado.
Outro fator que contribuiu para que eu desenvolvesse o interesse por podcasts foi a necessidade de ouvir a língua portuguesa.
Minha esposa é japonesa, sua família também (obviamente rs), e todo o tipo de comunicação que eu tinha contato todos os dias era em japonês. E isso, com o passar do tempo, vai se tornando um pouco cansativo para quem não é nativo.
Então, como nessa época eu já trabalhava pela internet, um tipo de conteúdo que aparecia insistentemente na minha timeline do YouTube passou a chamar minha atenção. Eram os famosos cortes de podcast.
Conhecendo melhor o mundo do podcast
Os cortes de podcast, com suas thumbnails chamativas, foram os responsáveis por despertar meu interesse por este tipo de conteúdo.
Como sempre tive uma certa aversão por assistir a vídeos muito longos, os cortes pareciam perfeitos, pois trechos muito interessantes de conversas de alto nível.
Mas como você já deve saber, quanto mais você consome um tipo específico de conteúdo, mais o algoritmo te entrega conteúdos naquele formato. Então, quando me dei por mim, já estava assistindo aos cortes por tempo suficiente para assistir a capítulos inteiros.
No início, gostava de assistir aos vídeos, vendo os convidados no estúdio e observando suas reações. Mas, com o passar do tempo, e a necessidade de me movimentar mais, passei a ouvir podcasts realizando longas caminhadas.
Os benefícios que encontrei no hábito de ouvir podcast
O hábito diário de caminhar ouvindo podcasts, além de me trazer maior clareza mental, devido ao fato de estar praticando um exercício de longa duração, me ajudou a aprender sobre diversos assuntos.
O fato de eu ter uma mente bastante curiosa faz com que eu me interesse por assuntos que, para muitas pessoas, não possuem relação entre si, mas que para mim, acabam se complementando.
Quantos aos assuntos que eu já possuía certo domínio, ouvir a explicação e opinião de especialistas me dava maior clareza e profundidade sobre esses tópicos.
Hoje, considero os podcasts como aulas diárias sobre os assuntos que tenho mais interesse: investimentos, empreendedorismo, carreira, autoconhecimento e alta performance.
Bebo da fonte de especialistas nesses assuntos pelo menos cinco vezes por semana, tomo notas do que aprendi, tento conectar ao que eu já sei e, principalmente, colocar em prática.
Por isso, acredito que o podcast pode ser uma excelente ferramenta para quem quer se desenvolver em qualquer área da vida. Basta procurar que você irá encontrar alguém tendo uma longa conversa sobre um assunto que tem o potencial de melhorar a sua vida.
Deixe um comentário